Sem categoria Adiran Allves

Para dominar a Mente é preciso desenvolver Atenção

O domínio da mente começa com Atenção

Você é uma daquelas pessoas que sofre porque não consegue manter a sua atenção naquilo que está fazendo?

Passa muito tempo divagando mentalmente e quando percebe o dia já se foi e você não conseguiu terminar aquele trabalho, ou acabou esquecendo algumas coisas?

Então este post é especialmente para você, pois já está na hora de mudar esse quadro, de ser mais atenta ou atento, de produzir mais e com qualidade, enfim. Escrevi este post pensando exatamente em você. Saiba que já houve um tempo em minha vida em que tudo me chamava a atenção mas nada a prendia. Ou seja, eu ficava a maior parte do tempo desperdiçando tempo, dinheiro e energia emocional e mental. E o tempo passava e quando me dava conta já havia deixado passar muitas coisas importantes.

Foi quando senti que precisava dar um jeito, achar uma solução. Pois da forma como as coisas estavam caminhando eu percebi que não iria conseguir atingir meus objetivos. Então estabeleci que iria tentar fazer algo para mudar aquela fase em minha vida, já que eu almejava muitas coisas e precisava ficar atenta ao trabalho, aos estudos, casa, família, uma filha ainda muito pequena que necessitava da minha atenção, marido, viagens e meus sonhos.

Talvez você esteja vivenciando isso também em sua vida neste momento. E cá para nós não é muito fácil não é verdade? A vida vai ficando sem graça e em determinados momentos pensamentos como será que vou dar conta! Ou talvez seja melhor eu desistir de tudo! Sim! Eu já passei por isso. Mas a boa notícia é que encontrei uma prática que me devolveu o que eu precisava. Desenvolver a atenção em tudo que eu estava fazendo. Sei que você se desejar poderá encontrar  inúmeras  ferramentas para te  auxiliar neste aspecto. Porém quero compartilhar com você o que aprendi e venho praticando ao longo de muitos anos com resultados maravilhosos.

Com eu disse anteriormente eu estava sem foco e atenção em minha vida, foi quando conheci a prática do Raja Yoga. Me apaixonei por ela já que era tudo o que eu precisava, então fui a fundo em meus estudos. Um mundo novo se abriu em minha mente, estudei, pratiquei e hoje sou muito feliz e me sinto privilegiada por ter ensinado e ainda estar ensinando essa prática com meus alunos, em minhas palestras, Workshop e cursos.

Mas a final de contas você já ouviu falar em Raja Yoga? Talvez já tenha ouvido, mas não ficou curioso (a) para saber do que realmente se tratava. 

O termo em sânscrito Raja: significa real  e Yoga significa União. Portanto a terminologia Raja Yoga é a união Real ou seja é um caminho verdadeiro pelo qual o seu praticante irá percorrer para alcançar a verdadeira integração com o seu Deus interior profundo.   Raja Yoga tem como objetivo principal desenvolver o domínio da mente desenvolver os poderes latentes no ser humano e que podem ser alcançados quando nós praticamos o as 8 partes do Ashtanga Yoga  um sistema organizado por Patanjali no século II a.c

Esta é uma prática  fortalecedora da vontade que é  o passo principal para trabalhar  o cultivo da atenção, uma depende da outra para obtermos sucesso. Neste  sistema aprendemos a praticar exercícios de concentração e meditação,  relaxamentos psicofísicos que  em conjunto criam condições internas para trabalharmos com o nosso subconsciente assim, pouco a  pouco vamos melhorando a qualidade dos nossos pensamentos dos nossos sentimentos das nossas emoções desenvolvendo nosso poder de atenção.

Vivemos em uma época onde colocamos a atenção muito mais nas coisas exteriores do que com as coisas interiores. Ou melhor dizendo: somos atraídos e nos interessamos muito mais facilmente por coisas materiais, palpáveis e que de uma forma ou de outra gera alguma forma de lucro financeiro ou valor monetário.  Quando vamos em busca de algo além disso entendemos que somos tudo aquilo que criamos primeiro em nossa mente. Para  conseguirmos prosperidade, abundância, saúde e felicidade primeiro devem ser criados dentro de nossa mente e nosso coração.

Investirmos no aperfeiçoamento de nossas qualidades, talentos é nos integrarmos de forma consciente em todas as propostas em nossa vida. Investir em conhecimentos que agregam valores internos e potencializam o que temos de melhor é para a vida toda. E a prática do Raja Yoga nos desperta para essas e muitas outras possibilidades, principalmente eleva nosso padrão vibratório o que fortalece nosso poder de magnético de atrairmos para nossa vida o que estamos precisando em menos tempo, e das formas mais interessantes.

Veja alguns dos inúmeros  benefícios  que temos  quando praticamos  os exercícios do Raja Yoga?

Como eu disse anteriormente os benefícios são inúmeros Mas quero citar alguns para que você comece a se interessar por esta prática e comece a colocar em sua vida pessoal profissional e familiar para obter resultados satisfatórios para desenvolver os seus projetos com mais atenção com qualidade com produtividade em menos tempo do que você tem levado até agora.  Para se tornar uma pessoa mais tranquila mais equilibrada.

Alguns dos principais benefícios  são:

  • o desenvolvimento de uma tensão firme;
  • o encadeamento das ideias positivas;
  • um raciocínio rápido;
  • maior capacidade de memorização;
  • mais percepção aguçada de tudo que está a sua volta;
  • aprender a ouvir com atenção;
  • aprender a enxergar além do que você está vendo;
  • aprender a ser o espectador de si mesmo dos seus sentimentos das suas emoções e dos seus pensamentos;
  • controlar ansiedade o estresse o nervosismo;
  • identificar quais são seus pontos fracos e fortalecê-los;
  • identificar os seus pontos fortes e colocá-los em prática;
  • desenvolver o autodomínio diante de situações difíceis;
  • Aliviar o cansaço mental emocional e inúmeros outros benefícios são alcançados com sucesso com a prática do Raja Yoga.

Entendo que você não irá neste exato momento  sair por aí fazendo um curso de Raja Yoga já que leva-se algum tempo de estudo. Por isso estou proporcionando a você uma forma mais rápida e sem mistérios assim você pode começar a praticar o exercício proposto aqui neste post agora mesmo e começar a sentir e perceber a diferença em poucos dias.E caso você se interesse em aprender mais sobre esta técnica sobre as práticas que tanto beneficiaram e  beneficiam a mim e  inúmeras pessoas que trabalharam comigo que passaram pelos meus  atendimentos, palestras ou até mesmo os meus amigos e  membros da minha família tiveram a oportunidade de aprender quero que saiba que terei uma imensa alegria e gratidão.

Então vamos para um exercício simples e muito eficiente?  Mas lembre-se! é importante que  você  tenha disciplina na prática dos exercícios não importa em qual momento do dia você o fará porém mantenha sistematicamente o mesmo horário se possível, esteja no mesmo lugar e uso o mesmo objeto de foco e atenção, mas caso não seja possível estabeleça horários nos quais você esteja com tempo para realizar os exercícios. A minha sugestão é que você pratique sistematicamente este exercício pelo mínimo 21 dias consecutivos.

Exercício para o desenvolvimento da atenção 

  1. Em sua casa deve haver alguns quadros escolha aquele que for de sua preferência e o coloque em sua frente.
  2. Pegue uma folha de papel um lápis e borracha
  3. comece a observar atentamente o quadro,  procurando saber do que se trata a pintura,  procure todos os detalhes do quadro de forma minuciosa,atende para todos os detalhes possíveis cores estilo qualidade tamanho tipo da moldura e etc
  4. Anote tudo o que você estiver vendo de forma sistemática todos os dados obtidos através da sua percepção e do seu olhar físico.
  5. guarde esta folha e guarde o quadro.
  6. no dia seguinte faça a mesma coisa pega o mesmo quadro e uma nova folha Observe o quadro novamente por alguns instantes e vá notando tudo que você está conseguindo observar.  
  7. Após ter encerrado as anotações do segundo dia tudo que você conseguiu perceber no quadro você irá comparar com o primeiro dia então pegue a primeira folha e releia o que você escreveu e leia a segunda folha e compare uma com a outra.  
  8. Anote as diferenças o que você percebeu na segunda que você não tinha percebido na primeira você irá perceber que algumas coisas passaram despercebidas.
  9. Guarde novamente e no dia seguinte você fará a mesma coisa você irá realizar este exercício sistematicamente por 7 dias seguidos fazendo essas anotações minuciosamente e fazendo as comparações e anotando o que foi que você percebeu que diferença desde o primeiro dia até o 7 dia. Desta vez procurando observar através de um olhar mas amo todos os detalhes do quadro todos os detalhes das cores das formas tente sentir e perceber qual é a sensação, qual é a emoção, qual é o sentimento que este quadro transmite a você, o que você sente quando está interagindo agora com este quadro faça suas anotações  e comparações. E após fazer Anote tudo o que você encontrou de novo.  Você irá perceber Quantas coisas você descobriu nesse quadro a cada dia.

A segunda fase:

  1. Consiga uma vela  qualquer e coloque a  numa distância de 2 metros, longe das crianças, dos animais de cortinas e tapetes dê preferência para as velas que tenham proteção que estejam dentro de um recipiente.
  2. sente-se  na frente da vela acesa e observe sem piscar os seus olhos a chama da vela e quando sentir que os seus olhos já estão ardendo ou quentes e que você não consegue mais mantê-los  abertos,  feche os olhos e relaxe as pálpebras.
  3.  Este exercício é acompanhado por exercícios de respiração suave lenta e profunda.
  4. Quando perceber que já descansou seus olhos você irá repetir o exercício  por mais três vezes .
  5. Repita o ciclo por  7 dias.  Este exercício tem um aproveitamento melhor se for realizado em um local escuro ou com pouca luz.  Assim você terá apenas a luz da chama da vela para observar e não irá se preocupar com o que está a sua volta.

Terceira e última etapa deste exercício: Consiste em você realizar as duas fases ao mesmo tempo.  pelos próximos 7 dias restantes totalizando 21 dias de prática.

Nesta fase você irá fazer o seguinte:

 

  1. Pegue novamente o quadro que você usou na primeira fase
  2. Sente- se na sua frente e observe atentamente todos os detalhes
  3. Pegue seu papel, lápis e borracha e anote todos os detalhes que você conseguir captar, enxergar sentir e perceber.
  4. Coloque a folha ao lado.
  5. Comece agora observar a chama da vela pelo tempo que você conseguir,
  6. Quando sentir que a seus olhos já estão cansados feche os olhos relaxa e quando estiver pronto repita o exercício por mais três vezes.
  7. feche os olhos e descanse.
  8. E você irá apenas observar novamente quadro fazer nova anotação,  desta vez você deixará para fazer as comparações no dia seguinte pois os seus olhos e sua mente já estarão cansados guarde todo seu material de estudo e retome os exercícios no dia seguinte.
  9. Comece primeiramente lendo o que você escreveu fazendo as comparações anotações.
  10. Repita o exercício observando o quadro e tudo novamente quando chegar no sétimo dia você irá perceber o quanto a sua mente capturou novas imagens Quantas coisas passaram despercebidos e o quanto você está agora sentindo percebendo as coisas com muito mais facilidade a sua volta.
  11. Após completar os 21 dias, você recomeçará a prática completa apenas uma vez por semana pelo tempo que achar necessário.

Se você quiser saber mais sobre este exercício ou outros exercícios, inclusive de respirações que poderão ajudá-lo nesse processo meditações e relaxamento você poderá acessar o meu canal no YouTube sintonia quântica o link para acessar o meu canal está logo abaixo deste post. Desejo a você muito sucesso na  prática e quando terminar deixe aqui o seu comentário ou envie-me um e-mail com as suas novas percepções, como você está se sentindo após realizar este exercício eu vou adorar saber como você está enxergando, sentindo e percebendo  as coisas após ter treinado a sua mente para focar toda sua atenção naquilo que você mais deseja um forte abraço gratidão

Adir Allves 

Link para o Sintonia Quântica 

https://www.youtube.com/channel/UCnjpO81DtKJ9szRCDA56dTg/video

Sobre o autor | Website

Especialista em Terapias Naturais e Transformação Pessoal com Técnicas Quânticas.

PEGUE SEU E-BOOK GRÁTIS AGORA MESMO!

Hata Yoga e Seus Benfefícios

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!