saúde emocional Adiran Allves

Como usar a respiração para tratar a ansiedade?

GEDSC DIGITAL CAMERA

Você não sabe mais o que fazer para acabar com a ansiedade que aumenta a cada dia devido muito trabalho, inúmeros compromissos, responsabilidades que você assumiu em sua vida? Ou é uma pessoa que está ansiosa por fazer algo que ainda não sabe o que é, o que quer?

Como usar a respiração para tratar a ansiedade

Não importa qual o motivo da sua ansiedade, você precisa saber que pode aliviar e tratar a ansiedade sem uso de medicamento algum, apenas usando a sua própria respiração.

A respiração é algo natural e sem respirar não podemos viver Não é verdade? Mas você sabia que existe uma forma de nos tratarmos usando a respiração? Vejamos o que podemos fazer além de simplesmente respirarmos mecanicamente. 

Por meio da respiração podemos nos  conectar ao Divino criador e à todas as outras coisas existentes. Nos conectamos com nosso verdadeiro Eu Sou a manifestação de Deus aqui e agora! Uma das primeiras coisas que precisamos aprender e   nos conscientizamos é que ao  ao inspirarmos nós estamos inalando vida e que a cada nova inspiração recebemos uma nova recarga de vida que damos ao nosso corpo, ao nosso aparelho que além de muitos outros mecanismos  o faz movimentar, trabalhar sincronizadamente fazendo todas as funções que temos e que precisamos para viver, sem a respiração nenhum desses mecanismos funcionariam corretamente.

Quando inspiramos nós estamos renascendo, renovando nossas células e quanto mais inspiramos ar puro, mais oxigênio estaremos levando para dentro.

Através do sangue o oxigênio percorre cada parte através das veias, vasos e artérias, sobretudo nosso coração. E como podemos usar a respiração para nos auxiliar na prevenção, alívio e até tratar um problema? Separei para você 4 passos importantes para usar sua respiração como ajuda para tratar a ansiedade. Lembre-se de que a sua determinação e disciplina serão passos fundamentais.

Quando passamos a fazer  a respiração de forma  consciente,  podemos perceber e sentir nosso corpo, nos interagirmos com nossas emoções, sentimentos e pensamentos mais intimamente. Quando fazemos isso nossa mente começa ser controlada e podemos mudar imediatamente o que mais tarde pode se tornar uma ansiedade, uma dor crônica e etc. A forma inteligente como nós usamos a respiração  é que faz toda a diferença.

Outro fator importante quando praticamos a respiração consciente é o aumento da energia vital. Essa energia percorre todo o nosso corpo através de um sistema semelhante ao sistema circulatório, porém invisível aos nossos olhos. Preenche cada célula, órgãos, glândulas e membros do nosso corpo, sobretudo nosso cérebro que deve estar carregado com essa energia. Por ser uma corrente eletromagnética é de suma importância nos abastecermos de água o suficiente para manter nosso corpo bem hidratado, já que a água é um condutor de energia; quanto mais a tivermos de forma equilibrada em nosso corpo melhor essa energia será fluídica através dele.

Respirar é fundamental para tratar a ansiedade

Portanto! Respirar corretamente é viver mais e melhor. A respiração é o combustível para nossas células,órgãos e cérebro. Ela pode levar mais energia com mais qualidade para nossa mente e podemos controlar nossos pensamentos através da respiração. Podemos potencializar nossa energia mental para realizarmos nossas atividades com mais produtividade e qualidade devido ao alto nível de energia psicofísica gerada com a prática da respiração com mais consciência. Eu prefiro chamar de Respiração Consciente.  

Separei para vocês 2 passos importantes para você começar a praticar a respiração e aliviar a ansiedade que tem consumido sua energia.

Para entrarmos em contato com nosso corpo e as emoções que ele está vibrando não é uma tarefa fácil porque temos muitas informações externas que prendem totalmente nossa atenção. Olhar para dentro de nós mesmos é para alguns a melhor prática que se pode fazer, por outro lado amedrontador para outras pessoas que sabem o que sentem mas devido o medo em descobrir a verdade e ter que enxergar a si mesmo de frente e sem desculpas preferem levar  a vida numa corda bamba. Hora está bem, hora não está. Entre a calmaria e a agitação está a ansiedade que as tornam reféns do passado e do futuro. O ansioso não consegue ficar no presente.

Então descubra agora como você pode mudar esse quadro de ansiedade. Vamos aos passos:

Primeiro Passo é o Relaxamento: Precisamos aprender a relaxar e permanecer no aqui e agora. E como fazemos isso? Respirando! Mas não respirando naturalmente como fazemos e sim comandando a respiração que entra e sai pelas nossas narinas. Não é possível obtermos resultados satisfatórios quando estamos totalmente ansiosos, agitados porque esse estado nos causam confusão mental, esquecimento e dispersão ou divagação mental. Então estamos aonde estão nossos pensamentos. Se não estamos aqui e agora e sim no futuro ou no passado não concluímos as coisas aqui no presente.

O relaxamento pode ser praticado de diversas formas, mas a mais simples e eficiente é quando você pára no mesmo instante em que percebeu que vai começar a se distrair ou ficar ansioso (a).

Exercício para tratar a ansiedade

  1. Observe o que está fazendo e onde está;
  2. Se puder para o que está fazendo é melhor;
  3. feche seus olhos e inspire suavemente e longamente até sentir que preencheu seus pulmões totalmente;
  4. retenha o ar contanto até 8 segundos e solte;
  5. abra seus olhos e observe novamente seu espaço e o que está fazendo;
  6. feche os olhos novamente e respire profundo e retenha por mais 8 segundos;
  7. antes de soltar o ar pense no seguinte comando: Todos os possíveis bloqueios que estão causando esta ansiedade Transforma e solte o ar.
  8. Repita este exercício quantas vezes puder. Com o tempo ele se tornará um hábito.

O Segundo Passo é a Atenção: Não se trata aqui de atenção no que você está fazendo e sim atenção em você! Então estamos falando de você desenvolver o hábito de voltar se para dentro de si mesmo através da atenção para interagir com seu interior. É dentro de você que está acontecendo a ansiedade então é dentro de você que está a chave para harmonizar e equilibrar esse momento em que você se perde e é tomado pela ansiedade.  E como fazer isso bem na hora em que seu chefe está te dando aquela bronca? Ou quando seu filho está chorando? ou quando você está no trânsito, quando está passando por um teste ou prova?

  • Os passos são os mesmos do relaxamento acima, respiração consciente + atenção em si agora.
  • Feche os olhos e inspire;
  • Pergunte-se porque você está se sentindo ansioso neste exato momento?
  • Veja se surgem imagens, sons,pessoas ou sentimentos;
  • não se identifique com eles, apenas observe com atenção como se você estivesse olhando através da janela as coisas acontecendo fora da sua casa, então identificado a causa feche a janela abrindo os olhos,
  • Repita mentalmente a seguinte frase: Eu….. estou aqui para mim por  3 x;
  • Inspire e repita novamente a frase já citada acima: Todos os possíveis bloqueios que estão causando esta ansiedade Transforma e solte o ar.
  • Respire novamente e dê o seguinte comando: Eu …. sou uma pessoa calma, tranquila e ajo com naturalidade Integra. 
  • Abra os olhos e continue fazendo o que estava fazendo.

Quando estiver num momento em que poderá praticar esses dois exercícios por mais tempo você o poderá fazê-lo e perceberá o quanto você irá transformando sua vida com simples comando porém poderosos e com a respiração sendo condutora dos comando você é capaz de  transformar a ansiedade, integrar uma nova energia qualificada em harmonia e bem estar.

No meu canal Sintonia Quântica você poderá encontrar meditações e exercícios de Respiração Consciente para potencializar ainda seu treinamento contra a ansiedade.

Um forte abraço!

Adiran Allves

 

Sobre o autor | Website

Especialista em Terapias Naturais e Transformação Pessoal com Técnicas Quânticas.

PEGUE SEU E-BOOK GRÁTIS AGORA MESMO!

Hata Yoga e Seus Benfefícios

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!